sexta-feira, 11 de abril de 2014

O STAE Provincial de Tete forma cerca de 10 líderes comunitários e 1 Ponto Focal na matéria de Educação Cívica Eleitoral Permanente no Distrito de Mutarara.

A formação que teve lugar hoje 11 de Abril de 2014, envolveu 10 Líderes Comunitários Do Posto Administrativo de Nhamayabue e 1 ponto focal do Secretariado Técnico de Administração Eleitora que irão apoiar serviços de agentes de educação cívica eleitoral permanentes, serviço este que as autoridades comunitárias vinham fazendo com menor frequências e se limitavam depois da realização de eleições.
O chefe do Departamento de Formação e Educação Cívica Eleitoral do STAE provincial de Tete, disse que essa iniciativa surge para intensificar o afluxo da população no recenseamento eleitoral, visto que o distrito se encontra longe no alcance dos números previstos para o recenseamento.
José Jasse, acrescentou dizendo que nesta primeira fase a formação abrange os Distritos de Angónia, Moatize e Mutarara por estes serem distritos com maior densidade populacional e garantiu levar o trabalho para outros pontos deste distrito e outros para conseguir alcançar maior número de eleitorado.
O distrito de Mutarara prevê recensear cerca de 115.269 eleitores, mas até o passado dia 10 de Abril corrente foram recenseados 32.623 eleitores o que corresponde a 30.25%.
O Administrador Distrital do STAE, disse que nestes últimos 3 dias algumas brigadas funcionaram com problemas devido as chuvas que se fizeram sentir na região que não facilitavam o melhor carregamento das baterias dos mobiles através de painéis solares.

Vitorino Barra, apontou de igual modo o mau funcionamento de algumas impressoras, mas os problemas estão sendo superados porque o Distrito possuem 3 pessoas capacitadas para a correcção de alguns problemas dos mobiles.

terça-feira, 8 de abril de 2014

O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE NHAMAYABWE VAI APRIMORAR AS ATENÇÕES NA JUVENTUDE PARA O GARANTE DO DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DA AUTARQUIA.

Ao revelar o facto Alberto Salifo Amade disse que o plano de 100 dias aprovado recentemente pela secção da assembleia municipal preconiza o melhoramento das actividades juvenis para criar mais campo a esta camada.
Aquele edil fez saber ainda que num futuro não muito distante o conselho municipal vai juntar esforços com o ministério da juventude e desporto para expandir a rede desportiva na área municipal que vai passar pelo levantamento do muro de vedação e melhoramento do campo desportivo de Nhamayabue.
Alberto Salifu Amade vulgo Goto goto acrescentou que vai decorrer ainda este ano um campeonato acto que consta no plano do executivo para além de vários festivais juvenis e da música que vão culminar com a comemoração do dia de Nhamayabue a ser comemorada a 22 de Abril do presente 2014.
 Goto goto enumerou o avalanche de actividades que serão levadas a cabo pela edilidade para o melhoramento da cultura e a sua reafirmação na sociedade tendo apontado o Zakwathu que como aconteceu no ano passado este ano não vai fugir a regra.
Utse, Likhuba, Valimba fazem parte das culturas deste distrito de Mutarara.


JA HÁ DINHEIRO PARA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE NHAMAYABUE

Esta boa nova foi avançada pelo Presidente do Conselho Municipal de Nhamayabwe no passado 4 de Abril a margem do esforço da edilidade no melhoramento de abastecimento de agua potável a esta autarquia.
Alberto Salifu Amade garante que já tem dinheiro para a execução das obras de reabilitação do pequeno sistema de abastecimento de água existente na vila, que vai servir para uma densidade populacional de mais de 30.000 mil habitantes.

Aquele Edil fez saber que disponíveis existem pouco mais de 62.000,00 Meticais e o projecto estará concluído até Novembro do presente ano garantindo que o empreiteiro está no terreno a fazer o levantamento das necessidades.

Até Dezembro deste ano 2014 o artista Campira vai lançar o seu terceiro álbum no mercado.

José António Campira, artisticamente Campira garante que o ano 2013 foi menos produtivo no que concerne a sua actuação artística devido a falta de patrocinadores no campo da cultura.
Disse ainda que tem no mercado dois álbuns lançados em 2011 em Morrumbala no Swing estúdio e 2012 no Gweche Estúdio localizado no Posto Administrativo de Sena em Caia com 5 e 7 músicas respectivamente e espera um 2014 com cheio de sucessos.
Campira fez saber que já há pessoas de boa vontade que querem prestar o seu apoio e o artista aposta no lançamento do terceiro álbum e um estúdio próprio de gravação.
Segundo suas palavras o distrito necessita de uma associação de Músicos locais e um responsável sério para levar a música do distrito a outros níveis.
O artista, versa nas suas músicas assuntos de campos sociais com uma educação a todas as camadas.

Recorde se que o Jovem Campira tem até então um total de 30 musicas.

sábado, 5 de abril de 2014

A CIRCULAÇÃO DA MOEDA MALAWIANA PREUCUPA AS AUTORIDADES DO POSTO ADMINISTRATIVO DE CHARRE EM MUTARARA NA PROVÍNCIA DE TETE



Lucas de Mato chefe do posto administrativo de Charre disse que o Kwacha ganha maior proporção na sua área de governação em detrimento do metical.
Trata-se de uma moeda malawiana que entra no território moçambicano através da zona fronteiriça de Vila Nova da Fronteira que necessita de uma intervenção urgente para o seu bloqueamento para dar maior valor a moeda nacional o metical.
Aquela moeda malawiana tem maior foco de circulação em Vila Nova da Fronteira na sua porta de entrada, Mandua , Ilhas de Mogueni e nas zonas montanhosas em periferia com o distrito de Nsanje no visinho Malawi.
Face a estes focos, aquele dirigente disse ter realizado no ano passado dois encontros com a população das zonas mais afectadas para a redução da circulação daquela moeda mais o impacto não é ainda visível.
Segundo suas palavras a mobilização vai continuar no ano em curso com projecção de alocar fiscais para pôr fim este dilema.
Recorde se que o funcionamento da moeda malawiana o kwacha naquele ponto do distrito de Mutarara deve se a entrada massiva de Malawianos da fronteira de Vila Nova da Fronteira para a compra de vários produtos como o cimento, óleo da cozinha, combustíveis e peixe para negócio de auto sustento.

23.064 HABITANTES DO POSTO ADMINISTRATIVO DE CHARRE, DISTRITO DE MUTARARA NÃO TEM ACESSO A AGUA POTAVEL



Esta informação foi avançada pelo Chefe do Posto Administrativo de Charre a quem disse estar a decorrer esforços para alocação de mais fontes de abastecimento de água potável naquele ponto do distrito de Mutarara.
O número em referência segundo a nossa fonte representa metade da população que tem acesso aquele precioso líquido.
Lucas Mato disse que para minimizar este constrangimento que obriga a população a percorrer longas distâncias a procura de água para o consumo está decorrer a construção de poços revestidos em alguns pontos daquela região.
Ele referiu a construção de 6 poços revestidos no ano passado na zona montanhosa de Nhaphale o que ajudou a população local estar aliviada em percorrer longas distancias e por outro lado na preservação da saúde pública.
O nosso interlocutor acrescentou que para o presente ano o governo local prevê construir 8 poços revestidos como forma de minorar o sofrimento daquela população.
Aquele governante tem mobilizado a população para observar as regras básicas de higiene no tratamento de água usando o cloro ou ferver como forma de evitar a eclosão de doenças de origem hídricas.
Charre é um posto administrativo com uma densidade populacional de 46.129 habitantes de acordo com o censo 2007.

Todas 42 brigadas de recenseamento eleitoral ja em funcionamento em Mutarara desde o passado dia 30 de Marco de 2014



CERCA DE 17.208 DOS 115.269 ELEITORES FORAM INSCRITOS ATÉ 29 DE MARÇO ULTIMO NO DISTRITO DE MUTARARA.

Este número está longe de atingir as expectativas do Secretariado técnico de administração eleitoral que viu reforçado as equipes no terreno no último fim-de-semana para o funcionamento de 16 brigadas que estavam paralisadas desde o inicio de recenseamento eleitoral a 15 de Fevereiro merece da falta do material de trabalho.
O número em referência representa 14.9 % enquanto estamos a 28 dias para o fim do processo de recenseamento eleitoral que vai culminar com o processo de votação de 15 de Outubro próximo.
Vitorino Constantino Barra administrador eleito no Secretariado técnico de Administração eleitoral disse que para flexibilizar a operação no terreno foi alargada o horário de trabalho das 7 as 18 horas e com uma meta afixada de 80 eleitores diário nas 42 mesas instaladas nesta região da província de Tete.
Ainda para dar maior mobilidade do processo enquanto se corre atrás do relógio Vitorino Barra disse que vai receber a dias mais um técnico para a reparação de mobiles no terreno o que a medida vai engrandecer cada vez mais a celeridade das máquinas no terreno.
Entretanto o nosso interlocutor reserva margens de dúvidas no cumprimento das metas previstas para recensear até 29 de Abril próximo mas acrescentou que o desejo é atingir a meta.
Os apelos são multiplicados para calma e que tudo está a ser feito para que todos os eleitores sejam recenseados até o prazo previsto.